Grupo Cidade
Grupo Cidade
Que rei sou eu?

O maior grupo político no Ceará tem sua verdadeira liderança que quase sempre não aparece​


Arquivo Frisson

Responda rápido: qual o político mais capacitado no grupo liderado pelos Ferreira Gomes?

Ciro? Ciro? O Ciro? Certeza? Não!

Cid? Camilo? Roberto Cláudio? Também não.

Maurinho? Passou longe.

Talvez você até tenha pensado nele, mas, diante do grau da discrição, pareceu uma opção improvável. Mas é ele, mesmo: José Sarto.

Médico por médico, Roberto Cláudio também é! Mas Sarto poderia somar o irmão médico Elpídio, vereador de Fortaleza. Mas, o irmão mais velho, atrapalha mais que ajuda.

Sarto é o tipo do homem que não precisa de muitas armas, pois atua conforme o campo de batalha. Abrigo, vegetação, condições do tempo, perfil do inimigo... nada lhe escapa.

O aprendizado é diário. O início, claro, foi na ainda modesta Acopiara, com população inferior às suas últimas quatro votações à Assembleia Legislativa do Ceará. Do município espremido entre o sertão e o Cariri, Sarto saltou para um curso de Medicina na Universidade Federal do Ceará, depois estágio nos Estados Unidos e atualmente mestrando em Ciências Políticas em Portugal. Além do inglês, fala francês e alemão. Só pra garantir.

Apesar de mais novo, foi quem assegurou o ingresso de Elpídio na política, eleito vereador em 1996, após Sarto ter conquistado, dois anos antes, o primeiro dos sete mandatos ao Legislativo Estadual, além de ter presidido a própria Câmara Municipal, em seu segundo mandato no Legislativo de Fortaleza.

Seus erros estratégicos não foram muitos. O maior foi em 2002, quando ficou na suplência do PPS, após confiar na promessa de seu grupo político de uma eleição garantida. Na cadeira da suplência, entendeu a importância de um mandato, o que ocorreu somente com a ida de Chico Aguiar para o TCM. Esse erro, nunca mais fora cometido, apesar de ainda "con-fi-ar" cegamente no grupo.

Com tantas habilidades, por que então José Sarto não é o líder do maior grupo político no Ceará? A resposta é simples, é mais uma de suas habilidades.

Ora, tendo Ciro como porta-voz... melhor, porta-grito, por qual motivo Sarto atrairia para si o desgaste de oligárquico, além de muitas vezes ter que se vestir de prepotente e inconsequente?

Sarto é paciente. Sabe trabalhar os reveses como potencialidade. Podem achar que a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará lhe chegara tarde. Mas Sarto sabe que chegou no momento certo. O momento ao qual se preparou. Durante os anos, José Sarto se aprofundou nas ciências políticas, estudou os erros do ex-presidente Zezinho Albuquerque e criou uma segunda frente em Fortaleza, com o leal e bom moço Antonio Henrique, atual presidente da Câmara Municipal de Fortaleza.

Se José Sarto não sair como candidato à Prefeitura de Fortaleza, quando Roberto Cláudio não poderá concorrer à reeleição - e isso não é coincidência -, aguardem 2022.

Essa decisão não será do grupo liderado pelos Ferreira Gomes, pelo menos que saibam...

COMENTÁRIOS