Grupo Cidade
Grupo Cidade
Helmut Poti e seu sucesso na Medicina

O médico Helmut Poti iniciou a sua carreira como cirurgião, mas encantou-se com a endoscopia terapêutica. E desde então, vem sendo sucesso na área e realizando sonhos de pacientes que sofrem com sobrepeso e obesidade. Saiba mais como tudo aconteceu acompanhando essa entrevista exclusiva para a Coluna Frisson:

Como nasceu o encanto pela Medicina?

Minha família é quase toda de médicos. Meus pais, além de cinco tias, então nunca passou pela minha cabeça fazer outra coisa. Durante o período da faculdade, fui me encantando ainda mais pela cirurgia e descobrindo a minha vocação.

O que o motivou a enveredar pelo ramo da endoscopia digestiva e terapêutica?

Eu fiz residência em cirurgia geral e iniciei minha jornada em cirurgia plástica, mas me encantei pela endoscopia terapêutica. E já imaginava que aquilo seria o futuro, realizar um procedimento como esse através de orifícios naturais.

De que maneira avalia essa área em Fortaleza?

A endoscopia em Fortaleza é bem avançada. Realizei a residência em endoscopia no hospital geral de Fortaleza foi a primeira em endoscopia no Brasil.

Quais os principais obstáculos superados ao longo da carreira na Medicina?

Os réveillons, natais, carnavais e etc dentro do hospital trabalhando. Em muitos momentos é difícil conseguir ser presente nessas datas, por isso quando não estou nos plantões ou em atendimento priorizo ficar com a minha família.

Quais os principais e atuais temas abordados em seu consultório pelos pacientes?

Sobrepeso, obesidade, longevidade e qualidade de vida. Esses são os temas que os pacientes mais trazem para o consultório.

Gosto muito do que faço, por isso para mim o trabalho também é uma forma de lazer.

O que não pode nem deve faltar em uma alimentação saudável?

É preciso buscar o equilíbrio na alimentação evitando os exageros. É importante ter um prato variado com verduras, frutas, carboidrato, proteína e gordura.

Como avalia a importância do Magnésio para a vida humana? E de que forma aconselha o uso?

De extrema importância, um mineral essencial para controle de doenças e longevidade. De preferência de alimentos integrais.

De que maneira cuida do corpo e da mente?

Busco fazer exercício físico todos os dias às 6 horas da manhã , cerca de 1h30, e também gosto de ler um livro por semana. Isso me ajuda a ter mais energia para enfrentar a rotina pesada e manter a mente sã.

O que mais gosta de fazer nas horas livres?

No meu tempo livro gosto mesmo é de ficar com a minha família. Fazer passeios, viagens ou ficar em casa curtindo os nossos momentos juntos. Isso é uma das coisas que mais me deixa feliz, além de saber que posso contar com eles sempre.  

Como concilia o tempo entre trabalho, família e lazer?

Gosto muito do que faço, por isso para mim o trabalho também é uma forma de lazer. Vou sempre checando a agenda e vendo os momentos livre para ficar com a minha família.

Como pioneiro em gastroplástia endoscópica e tratamento de refluxo das regiões Norte e Nordeste, como podemos prevenir esse problema?

A Alimentação saudável ajuda muito e cuidados como dormir 7-8hs por dia e atividade física regular. É muito importante separar um momento no dia para se cuidar e ter atenção com a saúde. Pequenas mudanças na rotina podem fazer toda a diferença e ajudar a prevenir esse tipo de doença.

Quais os planejamentos para o futuro na vida pessoal e profissional?

Estou fazendo MBA em gestão e saúde e uma pós graduação em Nutrologia. Tenho um sonho de construir um hospital secundário no município de Pacoti para operar a população carente local, espero realizar isso dentro de 4 anos.

COMENTÁRIOS